porto

O Porto é uma cidade repleta de história e cultura, que oferece uma variedade de museus obrigatórios a visitar!

Existem museus para todos os gostos, desde escultura até ao futebol, ou da pintura à religião, o que não falta são lugares para ver e ficar a conhecer um pouco da cultura lusitana.

Damos-lhe uma lista eclética, com cinco museus, que consideramos que sejam dos melhores e que de certeza não se irá arrepender de visitar.

Museu de Serralves

Rua Dom João de Castro 210

Horário:
Verão – Seg-Sex: 10h às 19h  | Sáb/Dom/Fer: 10h às 20h
Inverno – Seg-Sex: 10h às 18h | Sáb/Dom/Fer: 10h às 19h

Informações úteis:
A entrada é gratuita no primeiro Domingo de cada mês, das 10h às 13h.

Encontra-se situado na Fundação Serralves e é considerado o museu de arte contemporâneo mais prestigiado do país. Lá podemos encontrar exposições, espetáculos de música e de dança, programas educativos e muito mais. O Museu Serralves tem para oferecer as mais diversas expressões de arte, realizadas não só por prestigiados artistas nacionais, mas também internacionais.

A Fundação Serralves celebra todos os anos o Serralves em Festa, que consiste na celebração da arte e cultura contemporânea, que conta com centenas de actividades a decorrer, durante 50h seguidas. Este evento para além de ser um dos maiores da Europa em termos artísticos, traz sempre milhares de curiosos vindos de todo o mundo.

Museu Nacional Soares dos Reis

JPN-768x506
Rua de Dom Manuel II 44

Horário:
Ter-Dom: 10h às 18h

Informações Úteis:
Entrada gratuita todos os Domingos até às 14h.

Foi fundado em 1833, na altura da Guerra Civil, sendo que é o museu de arte público mais antigo de Portugal.  Possui uma colecção única de peças de cerâmica, escultura, gravura, joalharia, mobiliário, entre outros, dos séculos XVI ao XX.

Antes de se tornar museu, este local destinava-se à recolha de bens confiscados de alguns conventos abandonados dentro e fora do Porto.

Museu FC Porto

3423_3
Via Futebol Clube do Porto - Estádio do Dragão

Horário:
Seg: 14:30h às 19h
Ter-Dom: 10h às 19h

Informações úteis:
As visitas não são guiadas. Mas existem audioguias nos idiomas Português, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Italiano e Mandarim.
Como é um museu bastante lotado é aconselhável comprar os bilhetes online.

É conhecido como o “Coração do Porto” e é o sítio perfeito para os amantes do futebol visitarem.

Trata-se de um museu com bastantes ecrãs interactivos, salas com todos os títulos e troféus da equipa, modelos de jogadores famosos em tamanho real, bem como informações sobre toda a história e criação do Clube e o impacto que esta teve na cidade do Porto.

Museu do Carro Eléctrico

3347_1
Alameda de Basílio Teles 51

Horário:
Seg: 14h às 18h
Ter-Dom: 10h às 18h

Informações úteis:
A última admissão de entrada no Museu é 30 min antes do seu fecho.

Com uma colecção de carros eléctricos dos anos 50, este museu tem como objectivo preservar e divulgar carros eléctricos pertencentes ao nosso património.

Neste museu é possível aprender sobre a história, a evolução e o impacto sócio-económico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.

Museu da Misericórdia do Porto

museu-Museum-Centre-of-Santa-Casa-da-Misericórdia-do-Porto
Rua das Flores 15

Horário:
Todos os dias das 10h às 17h30

Informações úteis:
O MMIPO está dotado de um conjunto de meios que facilitam o acesso a todas as pessoas (rampas, elevadores, wc adaptados com fraldário).

Localizado numa das ruas mais emblemáticas da cidade, o MMIPO apesar de ser um museu pouco conhecido, foi considerado como sendo o melhor museu português em 2016.

O museu dá a conhecer a história da Santa Casa da Misericórdia, que se trata de uma instituição que tem um papel fundamental na nossa sociedade, bem como divulga as suas colecções de arte. É de notar também a sua beleza arquitectónica.

Marque a sua tour pela cidade

Visite o porto